top of page

CARNAVAL, QUARESMA E A ESPIRITUALIDADE


Afinal, o que é a Quaresma?

Em muitas religiões este período é respeitado, há quem diga que neste tempo as “portas do inferno” se abrem, com a permissão Divina, para que os espíritos de baixa luz caminhem sobre a terra.

Isso é dito porque existe uma passagem bíblica (Mateus 4:3-11), onde é descrito que Jesus foi levado ao deserto, onde passou 40 dias e 40 noites sendo tentado pelo Diabo. Neste período de 40 dias e 40 noites, Jesus passou fome, frio e várias outras provações. Após este período, Jesus é crucificado, morto, sepultado e ressuscita (Páscoa).

Em respeito ao episódio, é comum que os trabalhos e obrigações espirituais sejam suspensos em algumas doutrinas. Não só pelo episódio bíblico mas também trazendo outras explicações do porque é uma época tão pesada espiritualmente, o motivo é que na Idade Média o Carnaval era conhecido como “Festa dos Loucos”. Na época, as exigências impostas pelo Cristianismo no período da Quaresma (como não comer carne, não beber, não ter relações sexuais) eram relativamente respeitadas mas, pelo vontade de muitos, acabou sendo consentido o período que antecede a Quaresma para atos de total constrangimentos sociais, morais e religiosos.

A “Festa dos Loucos” era comemorada com fantasias para preservar o anonimato, muitos cometiam atos de insanidade e sujeira. Tudo o que não podiam fazer na Quaresma, faziam nesta época. O Sagrado que regulamentava a vida dessas pessoas na época era totalmente profanado, sem medo, fazendo desaparecer qualquer ética “cristã”. Era comum ver padres e sacerdotes também comemorando o mundano.

As comemorações carnavalescas na Idade Média eram vividas intensamente, pois aconteciam em um espaço criado e exigido para a vida, a arte e a liberdade, burlando regras, tabus, valores politicos e morais.

Com a chegada da Idade Moderna, essa comemoração foi espalhada pelo Mundo, chegando no Brasil trazida pelos Portugueses no início do século XVII. Do nome “Entrudo” que seria apenas uma série de brincadeiras e jogos populares, se tornou “Carnaval”, comemoração “evoluída” que vêmos hoje.

Bom, onde eu quero chegar com tudo isso?

Pelo seu grande “valor histórico”, o período que antecede a Quaresma e ela, em si, são de um tumulto energético absurdo. Sensitivos e médiuns são os que geralmente mais sofrem dessas influências, pela sua missão de vida "mais espiritual", sendo extremamente importante evitar a proximidade com espíritos sem luz, desorientados e em busca de álcool, sexo e drogas.

Assim como Jesus foi tentado pelo Diabo, nós poderemos ser “tentados” por obsessores. Acredita-se que no período da Quaresma, existam mais acidentes, tragédias e tentações no geral.

O recomendado durante a Quaresma é proteção constante, não beber pois a bebida altera os sentidos e facilita obsessores, não usar drogas pelo mesmo motivo, evitar lugares de muita aglomeração, jejum de carne pois contém a energia mais terrena e menos etérea e todas essas recomendações são nada mais do que dicas pra facilitar, já que a proposta é afastar-se do mundano.

Evite qualquer tipo de feitiço, rituais ou trabalhos, a não ser que sejam pra proteção e limpeza. Além disso, se possível, estar em sintonia com o Criador, Universo, a Luz por intermédio de orações, rezas e visualizações.

Porém, o livre arbítrio continua sempre valendo, cabendo a nós decidirmos ceder ou não. Tenha consciência de suas atitudes, qualquer exagero pode te comprometer espiritualmente e fisicamente. Mais do que qualquer outro ano esse está pesado, temos que ter cuidado redobrado com nossos pensamentos e sentimentos, pois com imensa facilidade, poderemos ser alvo.

A Quaresma é um período de energias intensas e pesadas. Mas da mesma maneira que existe a sombra, a luz também é real. Portanto, seja a Luz. Minha mãe sempre me alertava desde pequena que essa é a época mais perigosa espiritualmente, eu entendia referente à energia mas não de uma forma total. Fui entendendo aos longos dos anos que as pessoas gostam de guardar épocas do ano pra literalmente cair, como se definitivamente tivesse graça de se ver no fundo do poço e sem felicidade, tampouco preenchimento. Aquela sensação de que seu copo interior está cheio mesmo que temporário por libertinagens sem sentido, álcool, excessos no geral... O que devia trazer prazer e intensificar sensações na realidade é apenas uma peneira, exatamente!!!! PENEIRA! Você está se tampando, fugindo, correndo... do tratamento de um vazio que sente.

Bem, saiba que isso é nada mais do que sabotagem e sobre esses arcanos ele dão uma idéia da busca pelo escuro, a ilusão, a busca pelo pequeno prazer, a irresponsabilidade e fugacidade para lidar com seus problemas, suas mentiras, seus vazios.

Você pode mentir mas você sabe onde está se metendo, esses padrões de comportamento devem mudar. Ficar correndo porque não consegue se resolver com você mesma (o) é uma atitude inútil, se enfrente, se resolve, se ame.

Quem sabe essa reflexão ajude a não voltar pra casa e chorar no travesseiro... seja por ressaca, por vergonha ou por vazio... Saia pra se divertir, não pra fugir de você.

留言


Rua Pitangui – 03077-090 São Paulo, SP - (Brasil) 
E-mail: contato@recantodabruxarubi.com
Horário: Segunda à Sexta 10:00h às 19:00 | Sábados das 12:00 às 18:00
Telefone: (11) 3459-4721 Whatsapp: (11) 99370-5072

ENVIO POR CORREIOS MODALIDADES PAC E SEDEX. PRAZO DE ENTREGA DE 1 À 14 DIAS ÚTEIS. RETIRADA DISPONÍVEL NA REGIÃO DO TATUAPÉ.
CPF: 451.720.948-22

logos-24.png

​© 2014-2019 Por Recanto da Bruxa Rubi

bottom of page